Multilog Multilog

Open|Jornada: solução eficaz para o atendimento às normas da Lei nº 12.619

Publicado em 29/11/2013

Desenvolvida pela OpenTech, a ferramenta é utilizada pela transportadora APK

Com a implantação da Lei nº 12.619, que Regulamenta a Profissão do Motorista Profissional (30/04/12), do Ministério dos Transportes, as empresas de transporte e logística precisaram adequar seus processos a fim de atender à nova legislação. A APK já se preocupava com o descanso regular dos motoristas e mantinha um registro de fluxo de paradas e trocas, mas com a implantação da lei sentiu a necessidade de formalizar e profissionalizar o processo de controle de jornada de seus colaboradores.

Ciente de que a melhor forma de controlar os horários é tomar como base a própria viagem, o trabalho da APK – que em princípio era manual, com base no diário de bordo e cruzamento de informações do rastreador – ganhou força com a associação à OpenTech. A empresa possuía um sistema pioneiro para a gestão da jornada dos motoristas e atendia diversas empresas de transporte do segmento automobilístico e químico.

A APK foi o laboratório onde a Open|Jornada, solução desenvolvida pela OpenTech, foi efetivamente configurada para atender a necessidade de gestão eficiente da Lei 12.619. A solução auxilia na redução do tempo de análise da viagem, fechamento de horas extras, bem como no cumprimento de descansos/ intrajornada dos motoristas. “Em um processo de grande parceria, a APK transferiu seu know-how de gestão de motoristas à OpenTech auxiliando diretamente no aperfeiçoamento da solução Open|Jornada, que acabou por abranger toda a empresa, repercutindo, principalmente, nas áreas de RH e Operacional”, argumenta o gerente de projeto da APK, Anderson Vicente Pereira.

Por meio da ferramenta, a APK obteve uma redução no tempo de análise e fechamento da documentação do motorista (cartão de ponto fora da empresa), além de ter um processo de trabalho mais simples para a compreensão do próprio motorista. Assim, a APK, que já era cliente da OpenTech desde 2011 com os produtos GR e SIL, foi a primeira empresa a adotar o programa de controle de jornada Open|Jornada, contribuindo em sua operacionalização e aperfeiçoamento. “O sistema é todo baseado na posição do veículo e no gerenciamento de risco, nas paradas de descanso e nas paradas de espera. Com ele conseguimos levantar adicional noturno e horas extras, facilitando tanto o trabalho da área de RH como a ponta da operação”, destaca Pereira.

Com o Open|Jornada todas as exigências da nova legislação são cumpridas, entre elas, o controle de 24 horas de jornada do motorista; acompanhamento de direção contínua com período máximo de 4 horas; identificação de paradas para refeição, repouso, descanso e espera; sinalização de hora extra a partir da oitava hora de jornada; alerta de direção contínua e jornada excedidas; e controle de jornada diária e interjornada de motorista por viagem. Em sua forma mais avançada, garante o gerenciamento dos alertas e ainda suporta ações mais efetivas ao cumprimento da lei.

Mais importante que aumentar o controle sobre a atuação do profissional e atender à regulamentação, é a solução da OpenTech atuar na prevenção de acidentes e no gerenciamento de riscos para motoristas e cargas. Sistema integrado de gestão de motoristas adaptado ao cenário decorrente da nova legislação, o Open|Jornada contempla a implantação do sistema de gestão e a atuação direta da base logística da OpenTech no processo, monitorando o motorista em tempo real durante toda sua jornada e permitindo o registro sistêmico de todos os eventos trabalhistas relativos a Lei 12.619, no momento em que eles acontecem.

 

Mudança de cultura do setor

A gerente de Recursos Humanos da APK, Ingrid Caroline Pompeo Kuchnier, acredita que a área de transporte terá de se adequar a uma nova realidade com a Lei nº 12.619 e que isso também trará uma readequação na cultura do setor e do próprio motorista. A profissionalização exige uma mudança de mentalidade e processos”, observa. Lembrando que a existência do software torna a relação trabalhista mais transparente, tanto para a empresa quanto para o motorista. “Vigente desde 16 de junho de 2012, a nova legislação ainda carece de fiscalização efetiva nas estradas, mas já ocorre plenamente nas empresas.

“Conforme a regulamentação, a Polícia Rodoviária Federal está autorizada a multar os motoristas que desrespeitarem a lei, não observando os tempos de descanso obrigatórios e o controle da jornada de trabalho”, enfatiza o gerente comercial da OpenTech, Alexandre Nunes.